O INOX TAMBÉM É ARTE

O INOX TAMBÉM É ARTE

Com uma beleza inquestionável, o aço inoxidável foi difundido nas decorações de todos os ambientes da casa. Antes, o que era visto mais em escadas, quintais e pias, hoje está em peças de arranjos, eletrodomésticas e até mesmo verdadeiras obras de arte.

O inox por ser um material de fácil moldagem, quase sempre podendo ser personalizado. Permite que suas chapas sejam usadas de forma versátil para artistas e escultores, principalmente quando essas obras ficarão expostas externamente. Afinal, resistência à ferrugem e corrosão e também às frequentes mudanças climáticas, dão maior durabilidade à peça. Além disso, há o reflexo que o material tem, agregando um visual diferente ao trabalho.

A exemplo disso, temos em Guarulhos, o autor Gilmar Pinna, que produz suas esculturas com aço inox. Suas criações, que variam entre sereias, peixes metálicos, retratos de personalidades históricas, estão espalhadas em Ilhabela, no litoral norte paulista. A cidade natal do autor tem uma imensa variedade dessas peças artísticas e mostra também a incrível resistência do aço inox, que além de suportar os intempéries do tempo, resiste também a maresia do litoral.

Além de Ilhabela, Pinna tem obras em Guarulhos, São Paulo, e seu último grande feito, foi uma imagem de Aparecida com 50 metros de altura, que será exposta na cidade paulista.

Fora do Brasil, países de primeiro mundo expõem grandes obras feitas com o aço inoxidável. Esculturas que demonstram elegância, modernidade e versatilidade, como é o caso do Cloud Gate, a mais famosa atração e símbolo de Chicago (EUA), moldada pelo artista britânico AnishKapoor. As placas escolhidas foram a de 316L. Sua altura total mede 21 metros de comprimento, 13 metros de largura e 11 metros de altura, pesando 99,5 toneladas.

Na Escócia, duas cabeças de cavalo que medem 30 metros de altura podem ser vistas de longe na cidade de Falkirk, sobre o canal de Forth e Clyde, no parque The Helix. Quem assina as primorosas esculturas é o escocês Andrew Scott. A obra leva o nome de The Kelpies.

Há também o Unisphere, localizado em Nova York, que foi construído em aço inox 304Le tem 34 metros de altura.

Além dessas grandiosas peças artísticas, é possível também que o seu artefato inox seja uma verdadeira obra personalizada ao seu gosto. Para isso, a Projinox possui maquinários a laser de última geração e profissionais especializados que vão auxiliar em toda confecção do projeto. Agora, se você é artista, também poderá obter aço inox dos tipos 304, 304L, 316, 316L, 410 e 420 nos formatos de barras, tubos bobinas e chapas com a Projinox.

Gostou? compartilhe!

Whatsapp PROJINOX