Os modelos de corrimão inox

Os modelos de corrimão inox

O corrimão é um item de segurança, portanto, obrigatório para prédios com grande circulação de pessoas, como shoppings, hospitais, escolas e espaços públicos. É um equipamento de auxílio para quem precisa de apoio para subir escadas e caminhar por rampas, além de ser essencial para a promoção de acessibilidade.

O corrimão, segundo as normas, deve ser contínuo por toda a sua extensão (inclusive nos patamares de escadas e rampas), e oferecer resistência a cargas pesadas. Seu formato precisa ser ergonômico, sem arestas vivas, confortável para as mãos. Esses e outros critérios asseguram ao equipamento a conformidade com as Norma Técnica Brasileira 9050, regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A falta do corrimão inox em uma construção afeta a operação do local, pois não será possível a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), necessário para funcionamento do prédio, além de comprometer diretamente a segurança dos usuários, afinal, sua função é a de oferecer auxílio a crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, contribuindo também na prevenção de acidentes.

Existe alguns modelos de corrimão em aço inox que devem ser utilizados para cada necessidade, os quais serão explicados abaixo.

Modelos de corrimão inox

Corrimão inox simples:

Trata-se de um único tubo, com a ergonomia necessária para atender a NBR 9050, de acessibilidade;

imagem

Corrimão inox duplo:

Ideal para quem se preocupa com as crianças e, sobretudo, acessibilidade. Para locais público e de grande circulação, como cinemas, escolas e hospitais;

imagem

Corrimão inox PNE:

Quando não há paredes para instalação, sendo necessário a utilização de pés. É visto com frequência em escadas muitas largas, servindo como um intermediário. Há a opção simples e duplo;

imagem

Corrimão com guarda-corpo:

É a opção já com a proteção do guarda-corpo, geralmente utilizado em escadas e corredores que não tenham parede. Existem diversos tipos de guarda-corpo, como com vidro, torre ou cabo de aço. Todos fabricados também em aço inoxidável.

imagem

Orientação profissional

Contar com orientação profissional na hora de comprar corrimão inox é essencial. Além dos tipos existentes, há inúmeros critérios que devem ser seguidos no momento da instalação, que exige que seja feita por profissionais qualificados, a fim de garantir a eficácia do equipamento e a segurança do usuário no momento do uso.

Por isso que seguir as exigências da NBR 9050 no momento da fabricação de corrimão em aço inox é importante.

Por que escolher o corrimão em aço inox?

O corrimão, também conhecido como mainel, pode ser encontrado em outros tipos de materiais existentes no mercado, como madeira, aço carbono e outros. No entanto, a escolha pelo corrimão em aço inox é por sua praticidade, beleza e durabilidade. Trata-se de um item moderno, sofisticado e que se adequa bem a qualquer estilo de decoração.

Seus benefícios tornam o seu custo-benefício vantajoso, como a resistência à oxidação, sua principal característica. O corrimão inox é menos suscetível a ferrugem, logo, não perde força mecânica ao longo do tempo. O segredo está no cromo, elemento químico que ao entrar em contato com o oxigênio forma uma película protetora que reveste toda a camada superficial do aço, tornando-o impermeável e resistente à ação do ar atmosférico, o qual é suficiente para fazer os metais reagirem, oxidando-os.

É por isso que o corrimão de inox é recomendado para regiões litorâneas, onde a forte ação da maresia oxida metais que não contam com essa proteção.

O aço inox confere também resistência às intempéries do tempo, tornando o produto ideal tanto para áreas externas ou internas. É também resistente ao impacto e também aguenta maior volume de peso.

Além disso, é um material higiênico, pois sua superfície é de baixa porosidade, o que dificulta o alojamento de microrganismos. Isso faz com que órgãos de vigilância sanitária de todo o mundo recomende o uso do inox em ambientes hospitalares, alimentícios e farmacêuticos.

O corrimão em aço inox está sujeito a muitos toques de mãos, mas sua limpeza é prática: sabão neutro, água e um pano macio. Pronto! Seu equipamento estará sempre como novo. É importante fazer a correta manutenção do corrimão a fim de não prejudicar sua superfície. Na maioria dos casos, uma limpeza frequente é o suficiente para garantir uma longa vida útil.

O corrimão inox é um produto moderno, que transmite elegância ao ambiente. Sua cor neutra torna-o harmonioso com decorações variadas, sendo um elemento visual atrativo e suntuoso. É possível escolher entre corrimão inox polido ou escovado, ambas com as mesmas características intrínsecas de sua matéria-prima. A diferença, no entanto, está no brilho do polido e no fosco do escovado, ficando a critério de gosto a escolha.

Conclusão

Escolher o corrimão em aço inox é optar pelo melhor custo-benefício graças às próprias características do material que o torna mais durável e prático.

A Projinox é referência na fabricação e instalação de corrimão inox em todo o País. Em seus mais de 20 anos de atuação, já atendeu a aeroportos, hospitais, estações de metrô e obras de importância nacional, como a nova fábrica do Butantan, Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro e outros.

Controles de qualidade rigorosos são feitos nos equipamentos para que todos os critérios exigidos em norma sejam seguidos. A Projinox já atendeu a própria ABNT em sua sede em São Paulo com corrimão em aço inox, obra que atesta o comprometimento e a excelência da empresa na sua entrega.

SAIBA MAIS SOBRE BARRA DE APOIO INOX

Ligue para: (11) 2480-3461

Gostou? compartilhe!

Whatsapp PROJINOX